Encontro Regional - Rio Branco

15 de Abril de 2016 à 16 de Abril de 2016
Rio Branco

Rio Branco foi sede do XV Encontro Regional do Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais (CB27), os dias 15 e 16 de abril no Hotel Holiday Inn. O evento debateu experiências bem-sucedidas no enfrentamento às mudanças climáticas e contou com a presença de gestores e especialistas do Brasil.

O fórum é formado pelos secretários de Meio Ambiente de todas as capitais e nesta edição, como nas anteriores, visou estimular na sociedade e na gestão pública a adoção de políticas municipais e planos de ação de mudanças climáticas que contemplem medidas de mitigação e adaptação. O encontro visou também o incentivo à realização de inventários da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) e também a promoção da defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

O fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, como uma iniciativa do Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz.

O propósito maior do CB27 é a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as cidades. Várias experiências de todas as partes do Brasil mostram que, mesmo tendo realidades regionais diferentes, as capitais enfrentam desafios muito semelhantes. A troca de experiências no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas cidades brasileiras como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso racional de energia, adaptação às mudanças climáticas, bolsões de pobreza, dentre outros, tem alto potencial de acelerar o avanço nessa área por compartilhar práticas bem sucedidas.

Novidades

<!--:pt-BR-->Notícias<!--:--><!--:en-->Notícias<!--:--><!--:de-->Nachrichten<!--:-->

Perspectivas para política ambiental na região norte

Quais são os desafios ambientais que as cidades na região norte enfrentam? E como combater o desmatamento na Amazônia? Esses foram os pontos debatidos pelos secretários de meio ambiente das capita...