I Encontro do Fórum de Cidades Quentes - Porto Velho

13 de Novembro de 2018 à 14 de Novembro de 2018
Porto Velho, Rondônia

A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI América do Sul, realizará o I Encontro do Fórum de Cidades Quentes, entre os dias 13 e 14 de Novembro de 2018. Fruto dos debates estabelecidos no XIV Encontro Nacional do Fórum CB27, realizado em Teresina, o encontro explora como as cidades brasileiras podem desenvolver medidas de enfrentamento aos efeitos das ilhas e ondas de calor em suas políticas e planejamentos de desenvolvimento urbano e uso do solo. O objetivo é identificar possíveis caminhos em direção a cidades mais resilientes, capazes de resistir, absorver e se recuperar dos impactos do clima de forma eficiente. Nesse sentido, serão discutidas potenciais formas de aliviar os picos de temperatura nos ambientes urbanos, com a incorporação de infraestrutura verde, ampliação da cobertura vegetal, aumento da refletividade das superfícies e estratégias de adaptação baseadas em ecossistemas nos planejamentos municipais.

A abertura acontece às 19 horas do dia 13 de Novembro, momento em que o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Porto Velho, Robson Damasceno Silva Júnior, anuncia a adesão de Porto Velho à rede ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. A ocasião conta também com a participação do governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira.

Além disso, o evento reune representantes de diversas organizações, como CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, FGV – Fundação Getúlio Vargas, Go Green Amazon, ICLEI Oceania, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde e ONU-Habitat.

Confira a programação completa.