Novo site do Fórum CB27 está no ar

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras -  Fórum CB27 agora possui um novo endereço digital. Lançado nesta segunda-feira (2), em comemoração ao 6º aniversário do Fórum CB27, a plataforma digital apresenta pela primeira vez em um só lugar o histórico de fundação e a trajetória do grupo político que reúne dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda. O website foi realizado pelas organizações Fundação Konrad Adenauer Brasil (KAS Brasil) e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e desenvolvido pela empresa Ecostage.

Por meio de fotos, documentos, declarações, notícias, clippings e vídeos, o site apresenta a trajetória do Fórum CB27 desde sua fundação, em 2012. Desde então, já foram mais de 30 encontros, dentre reuniões nacionais e regionais, que estão organizados na seção “Encontros”, na qual é possível encontrar informações sobre a pauta de discussão, programação, declarações políticas e apresentações de convidados. O endereço digital também servirá como uma vitrine inédita para políticas e programas emblemáticos da gestão ambiental nas capitais brasileiras, reunindo experiências de sucesso e desafios comuns enfrentados pelos gestores locais.

Na área “Perfil das Capitais” é apresentado um panorama atual sobre as capitais brasileiras e suas respectivas secretarias de meio ambiente. O levantamento de dados e visualizações gráficas foram realizados pelo Fórum CB27, que encomendou uma pesquisa sobre mais de 50 indicadores em temas como Perfil Sociodemográfico da Capital e da Secretaria, Orçamento, Mudanças Climáticas, Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, Saneamento, Áreas Verdes, dentre outros. As informações foram compilados a partir de levantamento de dados oficiais de fontes como IBGE e PNAD e, também, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa com os Secretários de Meio Ambiente que integram o Fórum CB27, no segundo semestre de 2017.

O Fórum CB27 foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas. Desde sua fundação, o CB27 conta com apoio institucional e financeiro da KAS Brasil. Em 2017, o ICLEI, que já vinha acompanhando o desenvolvimento do Fórum desde o início, oficializou a parceria com a KAS Brasil para contribuir com a curadoria de conteúdo e o fortalecimento institucional do grupo. A parceria com ambas as organizações é fundamental para o planejamento estratégico e a realização dos encontros do Fórum CB27.

Conheça mais acessando o novo site em: www.forumcb27.com.br