Relatório do seminário

ENCONTRO REGIONAL DO CB27 EM CURITIBA

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2014, foi realizado em Curitiba o encontro regional do CB27 no sul do Brasil.

O encontro fez parte da "Conferência Internacional de Cidades Inovadoras " (CICI2014), e tinha como principal objetivo, apresentar casos de sucesso das cidades de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Na abertura da conferência CICI2014, o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, deu às boas vindas ao CB27 e enfatizou a necessidade de uma política ambiental eficaz nos centros urbanos do Brasil. O evento foi iniciado por Délio Malheiros, vice-prefeito de Belo Horizonte e Coordenador Geral do CB27. Depois de uma breve apresentação do CB27, ele comentou da importância da troca de experiências e o vereador de Curitiba, Paulo Salamuni, acrescentou que as experiências seriam como 'faróis' para as outras cidades. Nelson Moreira Fraco, Secretário Executivo do CB27, destacou a necessidade de uma cooperação entre as cidades, que tem um papel cada vez maior nas relações internacionais dentro da mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Cláudio Dilda, secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Claudio Soares da Silveira e Cândido Bordeaux Rego Neto, dois especialistas de Florianópolis e o secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugenio de Lima apresentaram casos de sucesso da política ambiental das suas cidades. Eles mencionaram, entre outros casos, sobre a ocupação sustentável da orla, planos de mobilidade integrada e o renascimento dos rios.

Artigo originalmente publicado no site da Fundação Konrad Adenauer.