Secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras discutem "Educação Ambiental"

XII ENCONTRO NACIONAL DO CB27 NO RECIFE

Com o apoio da KAS Brasil e do ICLEI América do Sul, e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Recife, se realizou o XII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras entre os dias 26 e 28 de Novembro em Recife, Pernambuco.

O CB27 é o fórum de secretários de meio ambiente das capitais brasileiras e do distrito federal. Esse fórum permite a troca de experiências sobre projetos de gestão ambiental frente a mudanças climáticas no âmbito das cidades, aproveitando as boas práticas de todas as capitais. O CB27 foi fundando durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento sustentável no ano de 2012 (Rio+20).

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Recife Bruno Schwambach e o Coordenador Nacional do CB27 André Fraga deram as boas vindas ao púbico. O encontro foi marcado pela participação do CONCLIMA, comitê de sustentabilidade e mudanças climáticas do Recife que conta com a participação da sociedade civil, que se juntou às 22 secretarias das capitais presentes e às outras organizações convidadas. Os painéis abordaram a "Educaçao Ambiental" como forma de engajamento social pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, destacando a necessidade de uma educação crítica para lidar com os desafios ambientais e sociais, o que levou à conclusão que além da importante conscientização das lideranças das políticas, é essencial incorporar na educação formal e não formal uma visão mais integrada com o meio ambiente.

A segunda parte do encontro tratou exemplos de educação ambiental das capitais Recife, Salvador, Goiânia, Curitiba, Boa Vista e Vitória: Hortas urbanas, campanhas sobre árvores nativas nas redes sociais, delivery de mudas, eco-móveis, clipes e personagens que representam elementos da natureza, trilhas interpretativas, aulas, formações de professores e atividades lúdicas sobre meio ambiente.

No segundo dia, os secretários contribuíram para uma imensa mobilização de seus respectivos prefeitos na adesão ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Durante a 72° Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, fórum com o qual o CB27 tem atuado em conjunto, 23 capitais aderiram ao pacto que era a meta para o fórum de 2018. Na prática, o pacto se traduz no compromisso voluntário para planejar e agir no território com o objetivo de se adaptar à mudança do clima. Após a assembleia, que avaliou as atividades do CB27 de 2017 e discutiu o planejamento para 2018, os secretários de meio ambiente participaram de uma série de visitas técnicas e acompanharam uma atividade de educação ambiental promovida pela cidade do Recife. Para 2018 o fórum já definiu as próximas cidades que receberão os encontros: Vitória, Teresina e Curitiba.

Artigo originalmente publicado no site da Fundação Konrad Adenauer.