Participação do CB27 na Semana do Clima da América Latina e Caribe

29.08.2019

Aproveitando a oportunidade de integrantes do Fórum CB27 estarem reunidos em Salvador (BA), para a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW), realizada entre os dias 19 a 23 de agosto, a Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade apoiaram a delegação durante o evento e promoveram uma assembleia do grupo.

Na tarde da quarta-feira (21), um encontro especial reuniu integrantes do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB27 e a Comissão Técnica do Clima da ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente). Foi um rico momento que visou oportunizar sinergias e posicionamentos conjuntos.

Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, trouxe as ações conjuntas e colaborativas como fundamentais para a eficiência. O caminho mais eficiente para atingirmos nossas metas é o da convergência. “Estamos vivendo hoje um falso dilema, que coloca de forma antagônica a perspectiva ambiental e a econômica, é um debate ultrapassado, sabemos que as discussões sérias precisam considerar a perspectiva ambiental no desenvolvimento econômico. Neste contexto, momentos como este nos dão possibilidades de construirmos sinergias para chegar à prosperidade econômica sustentável”.

Em sequência, o Fórum CB27 se reuniu em sua assembleia geral para fortalecer a ação coordenada das secretarias de meio ambiente, o intercâmbio de práticas em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.

Nesta ocasião foi também foi apresentado aos presentes os primeiros resultados da parceria do ICLEI América do Sul com a ONG Plant-for-the-Planet. Para isso, três embaixadores da Justiça Climática e estudantes do Ensino Fundamental, contaram sobre as academias realizadas com estudantes de Salvador e Curitiba e reforçaram a urgência dos municípios priorizarem ações com jovens visando à conscientização e o engajamento em questões ambientais e de sustentabilidade.